32.5 C
Amambai
domingo, 28 de abril de 2024

Fluminense anuncia a contratação de Renato Gaúcho como novo técnico

2013-12-25 10:12:00

O Fluminense fechou nesta terça-feira em definitivo a contratação de Renato Gaúcho para comandar o time na temporada de 2014, pela quinta vez em sua carreira como treinador. A informação foi confirmada pelo novo vice de futebol, Ricardo Tenório, que entrou na negociação na segunda-feira. O treinador, que estava no Grêmio e classificou o time gaúcho para a Libertadores, já passou pelas Laranjeiras em 2002, 2003, 2007 e 2009. Vale destacar também que em 1996, quando ainda era jogador tricolor, foi técnico interino em duas partidas. Em 2007, Renato levou o Fluminense à inédita conquista da Copa do Brasil e no ano seguinte alçou o clube à condição de finalista da Copa Libertadores.



Renato chega com o auxiliar Alexandre Mendes e o preparador de goleiros Victor Hugo, que já trabalhou no clube e preparou atletas como Fernando Henrique. Segundo fonte ligada ao patrocinador, já indicou dois nomes para Barros, um meia e um atacante. 

A escolha de Renato passou por um longo processo, cheio de reviravoltas. Depois de acertar com o treinador e seu procurador na noite de sábado, em reunião entre o presidente da Unimed, Celso Barros, o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, passou a exigir que a empresa pagasse integralmente o salário do profissional que escolheu. O cartola tricolor pretendia contratar Ney Franco para comandar o time em 2014, mas Barros bateu o pé e avisou que só gastaria dinheiro para contratar o seu preferido. Antes, porém, Tite já havia recusado o convite.

Siemsen, pressionado também a adotar uma postura mais firme em relação ao patrocinador, optou por aceitar o acordo com Renato, desde que a Unimed fique com todos os custos – cerca de R$ 550 mil. A ideia inicial era que o Fluminense continuasse gastando o mesmo com comissão técnica – cerca de R$ 300 mil por mês – e que a Unimed pagasse o restante. Celso Barros não aceitou e foi criado o impasse.



– Falou-se muito, mas nunca houve discussão nem racha, sempre consenso entre o presidente e a patrocinadora.  É um projeto vitorioso em que o presidente e a patrocinadora acreditam nele. Houve discussão de detalhes, com a participação de um e de outro, mas o Renato sempre foi consenso – explicou Ricardo Tenório.



Na noite de segunda-feira, houve uma nova reunião entre Barros, Renato Gaúcho e seu procurador, desta vez sem a participação de Siemsen que, na manhã de terça-feira, anunciou o retorno de Ricardo Tenório como vice de futebol já com a missão de resolver a questão do treinador.



Em nota, o clube anunciou a contratação e fez questão de destacar que a decisão foi do presidente do clube: 

"Renato Gaúcho é o novo técnico do futebol profissional do Fluminense. Por decisão do presidente do clube, Peter Siemsen, em conjunto com a patrocinadora e, com participação decisiva do vice de futebol Ricardo Tenório, o novo treinador acerta com o Tricolor e irá comandar o time na temporada de 2014.

Ídolo dentro e fora dos gramados, Renato Gaúcho já comandou a equipe tricolor em outras quatro oportunidades. A primeira se deu em 2002, a segunda em 2003, a terceira em 2007, e a quarta em 2009, e como interino por dois jogos em 1996. Em 2007, Renato esteve à frente do Tricolor na conquista inédita da Copa do Brasil e no ano seguinte levou o time até a final da Libertadores".

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete